Por que devo formalizar minha união estável?

Muitas pessoas vivem em união estável durante muitos anos sem a intenção de regulamentar a união ou até mesmo sem saber que existe a possibilidade de formalizá-la por meio de escritura pública. Contudo, essa formalização pode ser muito importante. Veja quais são os benefícios da formalização da união estável.

O artigo n. 1.723 do Código Civil (Lei n. 10.406) explica que a união estável é uma entidade familiar caracterizada por:

1) Convivência pública, contínua e duradoura;

2) União estabelecida com o objetivo de constituição de família;

Geralmente, casais usam expressões como “juntamos” ou “nós somos casados, mas não no papel” para se referirem à união estável. Isso ocorre porque, ao contrário do casamento, a formalidade não é um requisito para sua configuração. Não há um procedimento específico a ser seguido. Basta cumprir os critérios que caracterizam essa forma de relação familiar.

Por isso, muitas pessoas vivem em união estável durante muitos anos sem a intenção de oficializar a união ou até mesmo sem saber que existe a possibilidade de formalizá-la por meio de escritura pública.

Contudo, é importante estar atento a esse tipo de relacionamento. A formalização da união estável pode evitar prejuízos em várias circunstâncias. Alguns exemplos incluem:

1) Segurança jurídica: Uma escritura pública de união estável garante segurança jurídica ao casal, definindo aspectos essenciais da relação, como o regime de bens e responsabilidades financeiras. Isso evita ambiguidades ou disputas no futuro.

2) Direitos hereditários: A regulamentação da união estável confere direitos hereditários mais claros aos parceiros, facilitando a transferência de bens em caso de falecimento de um deles.

3) Acesso a benefícios: A formalização pode proporcionar acesso a benefícios previdenciários, como pensão por morte e inclusão como dependente em planos de saúde.

Por isso, não se esqueça: a elaboração de um documento público para regulamentar a união estável não apenas proporciona segurança legal, mas também protege os direitos e interesses dos parceiros, evitando potenciais complicações em situações futuras.

Quer saber mais sobre a escritura pública de união estável? Entre em contato aqui.

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Compartilhe

Mais Artigos

Envie uma Mensagem