Guarda unilateral com o pai: é possível?

A guarda unilateral da criança ou adolescente é concedida ao pai em casos de negligência materna comprovada.

No Brasil, é muito comum ouvirmos falar da negligência paterna. Assuntos como pensão alimentícia, convívio e divisão de responsabilidades estão cada vez mais em alta.  Apesar de serem assuntos extremamente importantes, é necessário também discutir a questão da negligência materna.

Se você é pai e está vendo seus filhos serem negligenciados pela genitora, procure um advogado imediatamente!

Isso porque um advogado vai conseguir analisar o seu caso e te dar orientações do que fazer. Ele também analisará a possibilidade de que você ingresse com uma ação chamada “ação de guarda unilateral”. Essa ação tem como pedido principal a determinação judicial para que a guarda da criança ou adolescente seja exercida pelo pai.

Mas atenção, antes de uma consulta com um advogado, é importante que você saiba de algumas coisas:

1. Saiba que a guarda unilateral não é a regra!

Desde a promulgação da Lei n. 13.058 em 2014, a guarda compartilhada é aplicada de forma preferencial. Dessa forma, a guarda unilateral apenas será aplicada em casos excepcionais.

2. Existem provas concretas de negligência?

Muitos genitores acabam usando o pedido de guarda unilateral como uma forma de ameaça à mãe. Se você está pensando em utilizar essa estratégia, saiba que ela não vai funcionar!

Conforme explicado, a guarda unilateral é aplicada apenas a casos excepcionais. Dessa forma, para que seja determinada a guarda unilateral, é necessário que o genitor possua provas convincentes da negligência materna.

3. Um processo judicial não é brincadeira!

Se você é pai e está vendo seu filho ser negligenciado pela mãe, com certeza você deve tomar alguma medida.

Contudo, o processo judicial nem sempre é a melhor medida a ser tomada. O processo pode ser muito demorado e gerar muitos conflitos. Dessa forma, é possível que se tente solucionar a questão sem uma disputa judicial. Muitas vezes, uma conversa civilizada pode ajudar. Para isso, conte com a ajuda de um advogado!

Gostaria de saber mais sobre a guarda unilateral? Entre em contato conosco aqui.

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Compartilhe

Mais Artigos

Envie uma Mensagem