Quais são os requisitos para a realização de inventário em cartório?

A realização de inventário em cartório por meio de escritura pública é um procedimento muito menos demorado e custoso do que um processo judicial. Contudo existem alguns requisitos a serem cumpridos. Veja neste post quais são esses requisitos.

É muito comum nós ouvirmos das pessoas que a realização de inventário em cartório é muito melhor do que o processo judicial. Isso é verdade, o inventário judicial realmente é mais demorado e mais caro do que o inventário realizado por escritura pública.

O problema é que nem todo inventário pode ser feito em cartório. Existem requisitos a serem cumpridos para que a partilha de bens seja feita de forma extrajudicial.

Veja quais são esses requisitos:

1º – Os herdeiros devem ser capazes: as pessoas capazes são aquelas que possuem mais de 18 anos e que conseguem exprimir sua vontade. Dessa forma, o inventário extrajudicial não poderá ser realizado se houverem herdeiros menores de 18 anos, bem como as pessoas que estão listadas no art. 4 do Código Civil (ébrios habituais, viciados em tóxicos, aquele que não puder exprimir sua vontade e os pródigos).

Observação: havendo menores de 18 anos emancipados, o inventário poderá ser feito por escritura pública.

2º – Deve haver consenso entre os herdeiros quanto à partilha de bens: de acordo com esse requisito, é necessário que não exista discordância entre os herdeiros com relação à partilha de bens.

3º – Inexistência de testamento: o falecido não pode ter deixado testamento (atenção: é possível realizar o inventário extrajudicial caso o testamento deixado pelo falecido tenha caducado ou tenha sido revogado).

4º – Participação de um advogado: o art. 610, §2 do Código de Processo Civil determina que o tabelião só lavrará a escritura pública de inventário e partilha se as partes estiverem assistidas por advogado ou por defensor público.

Importante destacar que, caso não sejam preenchidos todos esses requisitos, o inventário deverá ser realizado pela via judicial.

Quer saber mais sobre a realização de inventário em cartório? Clique aqui

Siga-nos no instagram!

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Compartilhe

Mais Artigos

Envie uma Mensagem