Direitos das grávidas: o que são os alimentos gravídicos?

Os alimentos gravídicos são uma modalidade de assistência alimentar destinada a gestantes, que tem como objetivo garantir a saúde da mulher e o desenvolvimento saudável do feto durante a gestação.

Alimentos gravídicos é o nome que se dá ao direito da gestante de solicitar ao genitor um subsídio durante a gravidez.

Os alimentos gravídicos foram criados para garantir a segurança e o bem-estar das gestantes. Esse direito busca assegurar o acesso da gestante a todas as providências essenciais para o desenvolvimento saudável do feto e para a saúde da mãe.

Sabe-se que nem sempre a gestação é resultado de uma relação amorosa consolidada e duradoura, em vista disso, a Lei n. 11.804 de 2008 coloca como requisito para a fixação dos alimentos gravídicos apenas a existência de indícios de paternidade.

Dessa forma, não é necessário que seja realizado teste de DNA para que a mãe solicite o benefício. Assim, basta que sejam juntadas ao processo provas como conversas, fotos e outros documentos capazes de comprovar os indícios de paternidade.

Quais são as despesas compreendidas pelos alimentos gravídicos?

1. Alimentação especial

2. Assistência médica e psicológica

3. Exames complementares

4. Internações

5. Parto

6. Medicamentos e demais prescrições preventivas e terapêuticas indispensáveis

Recentemente, na IX Jornada de Direito Civil que aconteceu em 2022, foi aprovado o Enunciado n. 4337 (veja a íntegra aqui) que determina que “as despesas com doula e consultora de amamentação podem ser objeto de alimentos gravídicos, observando o trinômio da necessidade, possibilidade e proporcionalidade para a sua fixação”.

Quer saber se você tem direito aos alimentos gravídicos? Entre em contato AQUI!

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Compartilhe

Mais Artigos

Envie uma Mensagem