Pensão alimentícia e acordo verbal

Veja por que é tão importante solicitar a homologação judicial de acordo que versa sobre guarda, convivência e pensão alimentícia.

Quando o assunto é pensão alimentícia, é muito comum a realização de acordo verbal entre os pais da criança com o fim de evitar um processo judicial e gastos com advogado. Isso acontece porque muitas pessoas acreditam que a orientação do advogado para a instauração de um processo judicial é apenas “conversa fiada” para arrecadação de honorários.

O que essas pessoas não sabem é que o acordo verbal entre os genitores não garante à criança o direito de cobrar o valor estabelecido. Isso significa que, se o genitor responsável pelo pagamento da pensão alimentícia não cumprir com o estabelecido, a criança não poderá ingressar em juízo e se utilizar dos mecanismos judiciais para receber o valor devido (fonte: Portal Migalhas).

Mas isso não quer dizer que não pode haver um acordo entre as partes.

A realização de acordo entre as partes é possível e, em muitos casos, tornará o procedimento mais ágil e menos custoso. Contudo, para garantir o direito da criança de cobrar o que foi acordado, é necessário que se instaure um processo judicial solicitando a homologação desse acordo em juízo.

Isso significa que o acordo realizado entre as partes será analisado pelo Ministério Público e por um juiz. Essa análise tem como principal objetivo garantir que os direitos da criança ou do adolescente não estejam sendo violados. Dessa forma, não havendo nenhuma violação de direitos, o juiz deverá homologar o acordo.

Esse procedimento, além de garantir a validade jurídica do acordo, também possibilita que o valor da pensão alimentícia seja descontado diretamente da folha de pagamento do devedor.

Quer saber mais sobre o processo de homologação de acordo de guarda, convivência e pensão alimentícia? Entre em contato aqui.

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Agende sua Consulta!

Fale com a Gente! Estamos a disposição para te ajudar.

Compartilhe

Mais Artigos

Envie uma Mensagem